Programa gratuito de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos chega à Estácio Goiás

Programa 100% gratuito do Instituto Yduqs, em parceria com Estácio e Wyden, amplia atuação nacional e já alfabetizou mais de 2 mil pessoas

O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2026 e passa a contar com uma turma presencial na Estácio Goiás, localizada no Shopping Estação Goiânia. Totalmente gratuito, o programa integra uma iniciativa nacional presente em 21 unidades de ensino distribuídas pelas regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Voltado a jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação no tempo regular ou que enfrentam dificuldades de leitura e escrita, o programa tem como objetivo o letramento e a alfabetização de pessoas com pouca ou nenhuma escolarização. Na unidade da Estácio Goiás, as aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras, no período da manhã, das 8h às 11h, com início previsto para a segunda semana de março e duração até outubro. Os interessados devem solicitar as inscrições por e-mail para katysoarespsi@gmail.com, com a professora e mestra Katiuscia Soares, responsável pelo curso. Mais informações podem ser obtidas diretamente na recepção ou pelo telefone (62) 99343-2516.

Além da atuação em parceria com a Estácio e a Wyden, o programa também conta agora com a colaboração do Instituto Equatorial, iniciativa social do Grupo Equatorial, que apoia especificamente as unidades localizadas no Maranhão (imperatriz), Pará (Ananindeua), Amapá, Piauí, Goiás e Alagoas, reforçando a importância da articulação entre diferentes setores para o enfrentamento do analfabetismo no Brasil. A parceria integra a iniciativa lançada pelo Instituto Equatorial para a alfabetização de jovens e adultos em seis estados brasileiros, ampliando o alcance das ações educacionais em territórios com alta vulnerabilidade social.

“A alfabetização de jovens e adultos representa um passo decisivo para a inclusão social, econômica e cultural. Pessoas alfabetizadas têm mais oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, aos serviços públicos, à informação e à participação cidadã. Além disso, a educação ao longo da vida contribui para o fortalecimento das comunidades e para o desenvolvimento regional. Ao investir nesse público, o programa contribui diretamente para a construção de uma sociedade mais justa, com mais oportunidades e menos desigualdades”, afirma Janaína Ali, coordenadora do Instituto Equatorial.

“Quando uma pessoa aprende a ler e escrever, ela amplia suas possibilidades de escolha, de participação social e de autonomia. O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, além de gratuito, foi pensado para dialogar com a realidade dos alunos, ajudando cada participante a usar o conhecimento no dia a dia e a transformar sua própria história. Acreditamos no poder da potencializar o impacto da alfabetização no país. A colaboração com o Instituto Equatorial fortalece nossa atuação em regiões estratégicas e amplia o alcance do programa, levando educação básica de qualidade a quem mais precisa”, reforça Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.