Ciclone extratropical traz risco de temporais para oito Estados brasileiros

O início de dezembro marca um período de alerta em diversas regiões do Brasil, com previsão de chuvas intensas provocadas pela atuação de um ciclone extratropical em alto mar, próximo à costa do Sul do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), áreas de instabilidade e a circulação de ventos devem atingir o Sul, Sudeste e Centro-Oeste nesta segunda-feira, 2, trazendo risco de temporais significativos.

No Sul, o alerta de perigo foi emitido para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, enquanto no Sudeste as áreas mais afetadas incluem a região central do Espírito Santo, Grande Belo Horizonte, Triângulo Mineiro e Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Já no Centro-Oeste, a instabilidade atinge o norte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o centro-sul e oeste de Goiás, incluindo Goiânia. As tempestades podem acumular até 100 milímetros (mm) de chuva, acompanhadas de granizo, raios e ventos com rajadas de até 100 km/h, além de possíveis alagamentos, deslizamentos de terra e cortes no fornecimento de energia elétrica.

Embora o cenário seja crítico nessas localidades, a maior parte do país deve ter sol e calor ao longo do dia, com pancadas de chuva isoladas à tarde. Esse comportamento climático será observado em Estados como Tocantins, Rondônia e o Distrito Federal, além de pontos específicos no Amazonas, Pará, Bahia e Campo Grande (MS). Nessas áreas, as chuvas serão pontuais e sem o mesmo potencial destrutivo.

O INMET orienta a população a redobrar os cuidados, especialmente nas regiões sob alerta de temporais. A recomendação é evitar áreas de risco, como encostas e locais propensos a alagamentos, e ficar atento às atualizações meteorológicas ao longo do dia.